segunda-feira, 30 de setembro de 2013

49 ANOS

Nossa homenagem a escola, que ontem completou 49 anos de existência transmitindo respeito, conhecimento, valores e contribuindo para formação humana por muitas gerações.


Parabéns aos professores, alunos e toda comunidade escolar que por aqui passaram e a todos que aqui estão fazendo desta escola um lugar de troca de saberes.
















Entretanto, hoje, a nossa felicidade não é repleta pois a “Família Shakespeare” não está completa e fica o desejo de que a EDUCAÇÃO ocupe o lugar de destaque que lhe é devido.

domingo, 29 de setembro de 2013

Romeu e Julieta

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro realizou no período de 23 a 27 de setembro de 2013 a 24ª Edição da UERJ SEM MUROS. É um grande evento que mobiliza toda a Universidade em prol de um objetivo comum: apresentar à sociedade a produção acadêmica realizada nas diversas áreas de conhecimento, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e cultura.
As turmas 1401 e 1801 (professora Lindinalva), 1402 (professora Luciana) e 1502 (professora Graziela), participaram deste evento assistindo a peça ROMEU E JULIETA encenada pelo Cia. Teatral Nosconosco formada em 1989 a partir do curso de extensão em teatro desta Universidade.




Romeu e Julieta, de William Shakespeare,  é uma trama teatral que se passa no século XVI, na cidade de Verona, Itália. Conta a história de amor de um jovem casal que se apaixona mas não podem viver esse amor por pertencerem a famílias rivais. Porém esta rivalidade não impediu Romeu e Julieta de lutarem pelo amor até o fim de suas vidas.





A Cia. teatral Nosconosco traz a cena um Romeu e Julieta carregado de poesia e ingenuidade. No comando das emoções, cantigas, serestas e modinhas. Figurinos saídos dos baús das vovós e brincadeiras de rua.


Para nós, que temos como patrono o criador desta história que atravessa séculos, foi um grande privilégio!



sábado, 28 de setembro de 2013

Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito é uma comemoração anual que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. A data foi estabelecida desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997.

A conscientização por um trânsito melhor, onde pedestres e motoristas devem respeitar as leis, começa desde cedo e por isso a turminha de Educação Infantil, da professora Sandra, discutiu sobre o assunto e  confeccionou um trabalho de artes utilizando as formas geométricas. 

Tapetes Contadores de Histórias

A parceria com a Bibiloteca do Colégio de Aplicação UFRJ nos rendeu um dia maravilhoso com a apresentação do grupo TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS.


Desde 1998 o grupo produz e realiza espetáculos a fim de despertar o gosto pelas artes e pela leitura. Para tanto utiliza-se de tapetes, malas, aventais, caixas e livros de panos como cenários, mesclando narração de histórias, formas e teatro desenvolvendo, assim, uma linguagem própria.


Belos painéis e objetos criados no Brasil e Peru – cheios de detalhes, bolsos e surpresas – servem de cenário a fábulas e contos fantásticos da África e América Latina, com direito a um espelho mágico que desafia um jovem andarilho na conquista de sua princesa,(conto popular brasileiro, compilado por Luís da Câmara Cascudo),
 
a uma agulha mágica que ajuda a pequena Malena a cuidar de sua mãe (da autora argentina Cláudia Macchi). 


No Conto popular João Bobo (adaptação Ana Maria Machado), três caixas de pano se transformam em tapetes para que João Bobo apronte suas confusões:

Era uma vez um menino que nasceu meio bobo e foi crescendo mais bobo ainda. Era muito prestativo, amigo das pessoas, carinhoso com os bichos, só não era muito inteligente. E todo mundo zombava dele por causa disso. Na aldeia onde morava, puseram logo nele o apelido de João Bobo. E era só ele sair na rua e já vinha uma molecada atrás, implicando e cantando:
Ai que belezoca João! Bobo é um boboca!

Certo dia a mãe de João resolveu mandá-lo até a feira para que ele comprasse uma agulha para sua máquina de costura, chegando na feira João fez amizade com um papagaio, passou a ir a feira constantemente, uma hora para comprar manteiga, outra para comprar um leitão, hora para comprar leite, sempre levando comida para o amigo papagaio, quando chegava em casa a mãe de João sempre se indignava, pois João nunca chegava com o produto inteiro em casa, até que chegou o dia em que sua mãe não mais o mandou a feira, pois não aguentava mais tanta confusão. Foi aí que a vizinha pediu para João ir até a feira comprar uma galinha para cozinhar para o almoço, chegando na feira João comprou a galinha e ganhou de brinde o papagaio que já se tornara seu amigo, colocou os dois sobre os ombros e rumou para casa, de longe avistou os meninos que sempre zombavam dele, neste dia João resolveu desviar-se dos colegas que de longe já cantavam sua musica zombeteira. João foi por um caminho que não costumava passar, e desconhecia a história de um fazendeiro muito rico que tinha uma filha muito doente, que nunca sorria, o fazendeiro havia prometido que o rapaz que um dia conseguisse fazer sua filha sorrir, casar-se-ia com ela e herdaria toda a sua fortuna. E la se foi João, com uma galinha sobre um ombro o papagaio sobre o outro e cantando: 
Ai que belezoca João! Bobo é um boboca!
Ai que belezoca João!Bobo é um boboca!
A menina que nunca sorria estava na janela de sua casa, quando na estrada aponta João cantando e cheio de aves, a menina pos se a rir em altas gargalhadas, a família dela gargalhava e todos ao redor gargalhavam assim como João também. Como prometido, após alguns anos João se casou com a ex moça triste e se tronou muito rico, e os amigos que zombavam de João continuam gritando e cantando quando ele passa, mas hoje cantam:
Hei, hei hei, João bobo é nosso rei!


E assim, vivemos felizes e que o encanto deste dia  fique para sempre!!!


“No fio das histórias, como no fio da vida, cada um tece o seu tapete”


terça-feira, 17 de setembro de 2013

Dia Nacional da Educação Infantil

No dia 25 de agosto comemorou-se o Dia Nacional da Educação Infantil.
A turminha EI-10, da professora Sandra, festejou este dia convidando os pais para uma degustação e também para um dia de atividades na sala de aula. Pais e alunos confeccionaram juntos um fantoche.

Este dia vai ficar marcado na memória de todos os envolvidos.


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Planetário

Em agosto, os alunos das turmas 1402 ( Professora Luciana) e 1801 (Professora Lindinalva) visitaram o Planetário da Gávea.
O passeio foi uma curtição a começar pelo ônibus de viagem cedido pela CRE. Chegando lá aproveitaram o espaço externo e ficaram encantados com tudo que viram e ouviram sobre o nosso Planeta Terra e a Via Láctea.

O Ponto alto é a sessão na Cúpula, equipada com modernos projetores. Acomodados em confortáveis poltronas se sentiram no espaço sideral.





Desembarcando da Arca de Noé

A classe de alfabetização, que vem trabalhando com os poemas de Vinicius de Moraes, precisou buscar mais animais para trabalhar os fonemas simples.  
Então, finalizou o 2º bimestre “Embarcando na Arca de Noé” (julho), dando continuidade a história da Arca de Noé, quando finalmente cessou a chuva e após as águas baixarem os animais saíram da embarcação.
Foi lançada para as turmas a seguinte pergunta: Qual foi o animal que saiu primeiro da arca? Muitas foram as respostas com as mais divertidas justificativas.