A professora de Artes, Fernanda Morais,
sempre articulando suas aulas com o Projeto Anual da Escola “Shakespeare canta
e se encanta com Vinicius de Moraes” e neste segundo bimestre “Embarcando na Arca de Noé”, realizou excelentes
atividades que despertaram e desenvolveram a criatividade e habilidade das
crianças.
1.
Mosaico de
Vinicius de
Moraes (material: papel picotado, areia, ponta de lápis, tinta..)
2.
Móbiles
de pássaros
Tema:
Nosso passaredo- inspirado na canção Passaredo de Chico Buarque e Francis Hime
As
crianças criaram diversos desenhos de pássaros depois recortaram, amarraram os
pássaros em barbantes e forma colocados em cabides.
A
palavra móbile vem do termo latim mobilis e significa móvel, portanto o móbile
é uma escultura móvel, composta de elementos suspensos, perfeitamente
equilibrados e que se movimentam com a passagem de ar.
Muito
usado pelo artista moderno Alexander Calder, o móbile é bastante conhecido e
utilizado como objeto de decoração.
3.
Desenho
de memória e observação de animais
O
desenho é a representação de uma figura feita sobre uma superfície como o
papel, por exemplo. Pode ser construído por meio de linhas, pontos, manchas e
cores.
A
turma escolheu um animal bem conhecido e, em seguida se concentraram alguns
instantes para lembrar ao máximo como é esse bicho. Então, foi feito o desenho
de memória e depois utilizando a projeção de fotografias os alunos fizeram o
desenho de observação.
Nessa
atividade não existe o certo e o errado, e sim a tentativa de puxar pela
memória algo bem conhecido e o esforço de se registrar aquilo que está sendo
observado.
A
comparação entre os resultados de memória e os de observação é importante para
que percebamos como se enriquece o repertório do desenho com a observação das
imagens.
Fonte:
“300 propostas de Artes Visuais” de Ana Tatit e Maria Silva Machado
4.
Dobradura
de Bandeirinhas
Aproveitando
o clima de festa junina, a professora Fernanda, ensinou a dobradura da
bandeirinha e com ela as crianças criaram outras figuras. Muito legal!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário